TRIBO DAS LETRAS
Membros: 52
Espaço dedicado aos amantes e fomentadores da literatura Nacional e Estrangeira.
Fórum / Arquivo / Sonetos de Brasilia(trechos) de Manoel Hygino dos Santos
Quinta, 8 Outubro 2009 às 04:15
hermestiger
“Tanto, tanto de amor me eu tenho dado/ hei-me em tantas fogueiras consumido,/ que fora de esperar no peito ardido/ nada me houvera de ilusão sobrado.
Porém quanto mais sonhos hei nutrido/ deste manancial inesgotado,/ mais o tenho, no peito, avolumado:/ que mais forte é amor, se dividido. Se o destino tenho marinheiro,/ volúvel me não chamem, ou perjuro: / que do amor sou apenas passageiro, – em porto inda o mais doce, não aturo,/ e no mesmo/ travor do derradeiro/ já prelibando estou o amor futuro”.
O livro é dividido em Sonetos Solares, Sonetos Românticos, Sonetos Visionários, Sonetos Graves, Sonetos Gaios, Sonetos do Céu e Interno e, finalmente, Variações na corda de sol, que começa com “Soneto do amor eterno”:
“Para você não buscarei, querida,/ sofisticadas fórmulas modernas,/ O bronze antigo/ a estrofe bem polida/ dizem melhor das afeições eternas”.
Homenagem do autor Hermes Machado para:
"Manoel Hygino dos Santos, jornalista, escritor e Membro da Academia Mineira de letras".
Comentários
Ainda não foram publicados comentários em português...
Escrever um comentário