TRIBO DAS LETRAS
Membros: 52
Espaço dedicado aos amantes e fomentadores da literatura Nacional e Estrangeira.
Fórum / Arquivo / O Homem que queria salvar o mundo(trecho) Samantha Power
Sexta, 13 Fevereiro 2009 às 11:48
hermestiger
A delegação retornou à barraca surrada da mulher, e a encontrou de pé do lado de fora. "Do que a senhora sente mais falta?", Vieira de Mello perguntou. "Sou uma pessoa orgulhosa", ela respondeu através de um intérprete. "Minha vida inteira morei sozinha, e cultivei eu mesma a terra. Nunca dependi de ninguém para nada. E agora aqui estou, faz três anos, dependendo de doações da ONU. É complicado." Ela olhou para o chão. "E o que a senhora quer para si?", ele quis saber. A mulher o fitou e respondeu simplesmente: "Quero subir ao céu e virar uma nuvem. E depois, como nuvem, viajar muitos quilômetros pelo céu até minha casa, e, ao ver minha terra, quero me transformar em chuva, e cair do céu aterrissando no solo para permanecer para sempre no lugar ao qual pertenço". Vieira de Mello fez um sinal de espanto com a cabeça. Sabia que dificilmente a crise em Nagorno Karabakh seria resolvida enquanto ela vivesse, mas prometeu fazer o que pudesse. "Uma alma ferida pode doer tanto quanto um corpo ferido", costumava dizer aos colegas.
*Samantha Power/Uma Biografia de Sergio Vieira de Mello
Homenagem do autor Hermes Machado para a jornalista, escritora e professora da John F. Kennedy School of Govermment na Universidade de Harvard, uma das maiores autoridades em relações internacionais da atualidade.
Comentários
Ainda não foram publicados comentários em português...
Escrever um comentário